6 dúvidas de viajantes que buscam Amazônia como destino de férias

amazon-turtle-lodge-pacotes-survival

Listamos as 6 dúvidas de viajantes que buscam Amazônia como destino de férias, enfrentam.:

Confira as 6 dúvidas que listamos oriundas dos viajantes que buscam o destino Amazônia como o lugar para curtir suas férias, ou ainda, curtir alguns dias de relax e calmaria, acabaram se deparando com algumas dúvidas, e acredite, recebemos diariamente esses tipos de perguntas, por isso vamos compartilhar com vocês para que já possam conhecer essas informações, e viajar tranquilamente.

dúvidas que todo viajante tem antes de viajar para Amazônia

1. É necessário tomar vacina antes de viajar para a Amazônia? Se sim, qual?

Sim, antes de viajar para Amazônia é recomendado tomar a vacina contra a febre amarela. Por isso, alguns estados brasileiros e até países exigem o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP) para ingresso em seus territórios. Os estados brasileiros que exigem são: Acre, Amazonas, Amapá, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins (esta lista pode ser consultada no site do Ministério da Saúde). A vacina precisa ser tomada 10 dias antes da partida.

O CIVP pode ser obtido nos Centros de Orientação ao Viajante da Anvisa, com o Cartão Nacional de Vacinação e um documento de identificação oficial com foto.

2. Qual a diferença entre o período da seca e da cheia na Amazônia?

Existem dois períodos distintos na região amazônica, período de chuvas (cheia) compreendido entre dezembro e maio, e o período de estiagem (seca) que ocorre entre os meses de junho a novembro.

3. Cada época tem as suas particularidades conforme as estações, mas para quem está vindo curtir atividades de ecoturismo como:

  • Caminhadas na Selva, pescaria, passeios para contemplação da fauna, o ideal seria os meses de Junho-Julho-Agosto-Setembro-Outubro, pois em novembro o tempo já começa apresentar mudanças climáticas, no início de dezembro até Final de fevereiro considere o período que mais chove na região.
  • O período em que a floresta permanece alagada, que compreende  março, abril, maio, junho e julho é ideal para os passeios via canoas motorizadas entre os Igapós (área de floresta alagada) e pelos Igarapés (pequenos caminhos de rio), é um  passeio para contemplação da Biodiversidade Amazônica.

Vale ressaltar  que o período da SECA, não quer dizer que, os seis meses  do ano, serão todos de estiagem e os outros seis meses de total CHUVA,  os rios vão enchendo gradativamente, cada dia, alguns centímetros e assim ocorre com o período da vazante, quando as águas baixam gradativamente.

4. Tem muito mosquito na Amazônia?

Depende muito da área que você navegará, por exemplo: as águas escuras do Rio Negro e de muitos de seus afluentes possuem grande quantidades de ácidos orgânicos, provenientes da decomposição da vegetação, por isso os insetos não se proliferam e quase não há mosquitos nessas regiões.

O rio Solimões difere, sua água barrenta, é conhecido pela riqueza de biodiversidade, inclusive é bem mais fácil avistar animais nas regiões banhadas por este rio: jacarés, bicho-preguiça, grupos de botos, pássaros, araras. Algumas regiões têm muito mosquito e, consequentemente, muita vida selvagem.

Para quem vive por essas bandas já está até acostumado. Mas para quem vai apenas visitar, mesmo que apenas uma única vez, leve seu repelente e não tenha dó, use-o à vontade.

5. Verei animais selvagens durante os passeios?

Que a região é rica em fauna e flora e, possui a maior biodiversidade do planeta, é fato, mas não é tão fácil ver os animais como podemos contemplar, por exemplo, no Pantanal.

6. Na região da Amazônia, podemos contemplar uma vasta floresta e inúmeras regiões de  terra firme, é possível observar durante as atividades:

  • Os botos, em alguns locais é permitido nadar próximo a eles, sugerimos um passeio extra, consulte aqui.
  • Os  jacarés, tem atividade de canoa motorizada para observar jacarés e seus hábitos noturnos.
  • Macacos, em alguns locais conseguimos contemplar pequenos grupos.
  • Os  bichos-preguiça e bandos, temos  o passeio do alvorecer onde pode-se observar aves com facilidade, pois o rio Mamori é rico em biodiversidade.

Nossa equipe identifica previamente os lugares ideais para observação de aves, contemplação dos botos e como  avistar grupos de pequenos mamíferos, ou seja, dependendo do local  onde você vai se aventurar, há hipóteses de avistar alguns animais sim, mas não garantimos nada onde a natureza é quem manda, e nós apenas contemplamos.

Se você gosta de aventura, sugerimos o pacote  Survival de 6dias/5noites.

Quer mais informações? Envie-nos sua mensagem clicando aqui.

 

Equipe: Amazon Turtle Lodge

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on telegram
Share on whatsapp